Conheça melhor nossos materiais: Descubra o ideal para o seu projeto
TPU
TPEs (elastômeros termoplásticos) são uma classe de materiais que são uma mistura de plástico e borracha, e incluem TPU (poliuretano termoplástico), TPC (copoliéster termoplástico) e outros.
Esses plásticos são muito macios e flexíveis. Estão se tornando mais comuns na manufatura aditiva para produzir peças que podem ser dobradas ou esticadas sem deformação. Os TPUs geralmente são mais duráveis e oferecem maior resistência à abrasão, óleos, produtos químicos, e a temperaturas altas e baixas do que o filamento TPE. O TPC possui resistência a altas temperaturas e excelente resistência UV. É especialmente valorizado em aplicações biomédicas e para dispositivos médicos e vestíveis. Os TPEs também estão disponíveis em pó e resina.
No entanto, não é tão fácil de imprimir e requer um bom controle do processo de impressão. Filamento seco, assim como o aquecimento adequado da base, temperaturas do bico e velocidades de impressão, garantirão o sucesso com esse material versátil.
fonte: https://all3dp.com/
Prós:
Alta elasticidade
Alta resiliência
Desempenho em baixas temperaturas
Boa resistência à compressão
Flexibilidade sem plastificantes
Resistência à abrasão
Resistência ao impacto (tenacidade)
Resistência à rasgadura
Resistência às intempéries
Contras:
Precisão/qualidade da impressão
Não é suficientemente rígido para algumas aplicações industriais
Absorve umidade do ambiente (higroscópico)
Difícil de pós-processar (devido à sua resistência à abrasão e resistência química)
Deve ser impresso em baixa velocidade
Formação de grumos e fios durante a impressão
As configurações do filamento de TPU precisam ser cuidadosamente controladas
Resumindo? Se você está trabalhando em um projeto de impressão 3D que requer a flexibilidade da borracha e a durabilidade do plástico, o filamento de TPU é uma escolha fantástica.
Por outro lado, a flexibilidade do TPU torna mais difícil a impressão com precisão em termos de precisão dimensional, e os produtos impressos podem apresentar linhas de camada visíveis na superfície.
Como resultado, o filamento de TPU é mais comumente utilizado para protótipos ou peças não estéticas do que para peças de uso final.
fonte: https://www.massivit3d.com
O TPU pode ser utilizado em várias indústrias e em diversas aplicações quando se busca materiais de alta performance. As propriedades de absorção de choque e amortecimento de vibrações do TPU o tornam o material ideal para próteses e órteses (palmilhas para calçados), bem como para artigos esportivos e equipamentos atléticos.
A sensação suave e elegante do TPU se adapta bem à textura realista necessária para próteses. Ele até mesmo foi usado para criar ovos de tartaruga rastreáveis para enganar caçadores.
Outra vantagem do TPU é sua durabilidade. Ele pode resistir a impactos. Por exemplo, quando o TPU é usado para produzir vedantes e guarnições, os componentes impressos se mantêm tão bem quanto (ou até melhor do que) as peças fabricadas tradicionalmente.
Apesar de ser durável, também é resistente a produtos químicos e não causa arranhões. Ele pode se esticar ao redor de ferramentas para protegê-las e proteger outros equipamentos de danos.
fonte: https://ninjatek.com/