Conheça Melhor Nossos Materiais: Descubra o Ideal para o Seu Projeto

PETG

O PETG é feito a partir do polietileno tereftalato (PET), o material conhecido das garrafas de água de plástico, mas parte do etileno glicol é substituído pelo CHDM (ciclohexanodimetanol) – daí a letra “G” após o PET para “modificado por glicol”. O resultado é um filamento que é mais transparente, menos quebradiço e mais fácil de usar do que sua forma base de PET.

É uma excelente escolha de filamento para imprimir objetos que precisam ser robustos, ter uma superfície lisa e ter menor contração. Os componentes de PETG são resistentes às intempéries e, portanto, são frequentemente usados para utensílios de jardim. Também é popular porque o PETG é considerado seguro para contato com alimentos – mas você ainda deve conferir as informações de cada fabricante para ter certeza.

É ideal para imprimir objetos grandes e planos. É o material perfeito para impressões que requerem durabilidade para resistir a impactos, com excelente resistência química e à água.

Estojos ou Invólucros Duráveis: Se você precisa de um estojo ou invólucro ‘inquebrável’, o PETG supera praticamente tudo

Claro, nem tudo são boas notícias: o PETG não é ótimo para pontes porque é super aderente, mas isso significa que tem ótima adesão entre camadas. Também é mais higroscópico do que o PLA, então pode ser propenso tanto a formação de fios pesados quanto à absorção de umidade do ar se deixado fora de armazenamento. Ainda assim, se você precisa de um material de alta resistência e versátil, que seja menos complicado de imprimir do que o ABS, o PETG é uma ótima opção.

Existem mais variações de PET no filamento além da versão conhecida com adição de glicol. Você encontrará PETG reciclado e alguns com infusão de fibra de carbono para dar resistência extra.

fonte: https://all3dp.com/